Produtores do Cinturão Verde em Alto Araguaia são beneficiados com ações da Secretaria de Agricultura

Equipa vai auxiliar produtores a agilizar e ampliar produção

Por Marcos Cardial - Assecom/AIA

A rotina de produzir tende a se tornar mais fácil para os produtores do Cinturão Verde no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Isso porque foi assinado, neste domingo (25), entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (SEAMIC) e Associação de Moradores, termo de comodato para entrega de um Trator 14CV, uma carreta agrícola, uma roçadeira, um encanteirador e um sulcador.

A formalização garante aos produtores a utilização dos equipamentos. A entrega só não foi feita antes por pendências de documentos da Associação dos Produtores do Cinturão Verde. Durante a reunião, o secretário de Agricultura, João Dias, apresentou a médica veterinária Nayara Costa, que desde a última semana integra o quadro de servidores da pasta. A principal demanda da profissional é a retomada da emissão do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que garante a livre comercialização dos produtos.

As ações não param por aí. Os produtores da localidade receberam a notícia que estão aptos a solicitar Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A emissão do documento será feita pela Secretaria de Agricultura e garante vários benefícios aos produtores familiares. A certificação tem validade de três anos e, após seu vencimento, o agricultor familiar deverá fazer uma nova solicitação.

O CINTURÃO VERDE - A área conhecida como cinturão verde reservada para produtores da agricultura familiar é localizada às margens da BR-364, saída para Alto Garças. Cerca de 34 famílias ocupam áreas de até um hectare e atuam na produção e comercialização de produtos hortifrutigranjeiros.